sábado, 2 de agosto de 2014

Michel Yakine - Crônicas de um Peladeiro.

Crônicas de um Peladeiro é o terceiro livro do escritor Michel Yakini e seu primeiro dedicado somente ao gênero de crônicas. O livro surgiu de um projeto que previa publicar, no final de 2012, produções na internet que tivessem como mote central o futebol e suas diversas facetas.

Ao longo do processo essa escrita foi ganhando corpo e muitas crônicas desse projeto permaneceram inéditas, o que motivou Michel Yakini a realizar uma publicação específica.

Desde então, uma intensa pesquisa e leitura de textos fundamentais tiveram início. O autor dedicou-se às obras clássicas como O Negro no Futebol Brasileiro (Mário Filho); Veneno Remédio (José Miguel Wisnick); Futebol ao Sol e a Sombra (Eduardo Galeano); até antologias, biografias e livros de autores consagrados como Nelson Rodrigues; Armando Nogueira e Paulo Mendes Campos. Em uma pesquisa extensa procurou investigar formas literárias e reflexões sociológicas acerca do futebol.

Desta busca, Yakini fez trança com uma paixão antiga, seja nas andanças pelos saudosos campinhos de terra em Pirituba - seu bairro de origem -, seja nas ‘peladas’ na quadra da escola, nas ligas amadoras de futsal, nas várias tentativas em ser jogador profissional, nas caneladas pelos times de várzea quando muleque ou na curta passagem como adulto, além das memórias de arquibancada (ora gloriosas, ora tristes). 

Portanto, Crônicas de um Peladeiro dá conta de uma narrativa diversa, que relaciona o futebol como parte de uma sociedade contraditória, mas que aponta o quanto esse imaginário move paixões, além de ser fonte de beleza e poesia. Isso sem jogar pra escanteio o objetivo essencial do autor: o de produzir uma obra literária, digna de ser lida, independente do tema predominante.

2 comentários:

  1. Salve! Satisfação em somar na APL. Michel Yakini

    ResponderExcluir
  2. Um forte Abraço guerreiro. Tamo juntos e saiba que temos mó respeito e admiração pela sua pessoa e pelo lindo trabalho que desenvolve.

    ResponderExcluir