quinta-feira, 4 de setembro de 2014

III Encontro da Literatura Divergente reúne vozes múltiplas da escrita nacional em São Paulo

Autores, estudiosos, ativistas e consumidores da produção literária nacional que vai além dos meios e expressões consagradas oficialmente ganham o foco do III Encontro de Literatura Divergente, que acontece de 25 a 28 de setembro na Biblioteca Alceu Amoroso Lima e no SESC Pinheiros, em São Paulo. 
Com o tema O Que é, Como se Dá e a Quem Interessa a Diversidade Literária no Brasil?, a iniciativa reúne  escritores, declamadores, editores e pesquisadores de onze estados, numa ampla troca de informações e divulgação de textos, obras e performances literárias.

Idealizado pelos escritores e produtores Berimba de Jesus e Nelson Maca, que atuam respectivamente nas cenas paulista e baiana, o encontro aprofunda o conceito de Literatura Divergente, que debate o pensamento global sobre as produções não canônicas, ou seja, aquelas produzidas, divulgadas e estudadas ao largo das grandes editoras, universidades, academias e afins. Um universo expressivo com expoentes espalhados pelo país e com inserção e reconhecimento local e, em alguns casos, nacional e internacional.  

“Nesses encontros, o objetivo central é a multiplicidade das vozes. Por isso, as palestras e mesas giram em torno das diferentes orientações que movem as identidades e independência literária”, afirma Nelson Maca, que assina a curadoria em parceria com Berimba. 

O eixo central do encontro é o seminário na biblioteca Alceu Amoroso Lima, de 25 a 27, com seis mesas redondas e vinte convidados, que focarão aspectos como a utilização de suportes e a atuação em espaços não convencionais, a cadeia literária, a fronteira entre a música e a literatura e os eventos centrados em performances.

 A mesa de abertura, Gerações - Um Pouco de História, presta homenagem a três escritores que atuam num contexto divergente há mais de trinta anos: Raquel Trindade, poeta e cantora paulista, filha e principal herdeira do legado de Solano Trindade; o baiano Douglas de Almeida, um dos articuladores do importante movimento Poetas na Praça e com longa trajetória no movimento de bibliotecas comunitárias e itinerantes; e Marcius Cortez, de Natal, que teve uma atuação marcante nos anos de ditadura militar e participou da equipe do educador Paulo Freire.

Nas outras mesas, criadores com perfis e atuações bem distintos. De São Paulo, por exemplo, participam Lúcia Rosa, integrante do grupo paulista Dulcineia Catadora, que produz livros artesanais a partir de material reciclado. De Curitiba, tem presença confirmada a escritora e cantora Estrela Leminski; de Brasília, a poeta e atriz Marina Mara, que se apresenta nas ruas e praças e idealizou o Sarau Sanitário, que levava arte e literatura a banheiros; e de Porto Alegre, a atriz Vera Lopes, que faz performances a partir da escrita de autoras e autores negros a exemplo de Oliveira Silveira, Conceição Evaristo, Cuti e Carolina Maria de Jesus. 

Na biblioteca também acontecem atividades como lançamentos, feira de livros e afins, saraus poéticos, sessões de autógrafos e a Oficina Transversal Divergente, sobre a cadeia do livro. A oficina será nos dias 25 e 26, das 14 às 17h, e aborda aspectos da criação do texto, fabricação do livro, divulgação e distribuição. Será comandada por Eduardo Lacerda, Nelson Maca e Vanderley Mendonça, que vivenciam a literatura de diferentes formas e contextos, no entanto guardam valores e ações solidárias.

            Escritor e editor do selo Patuá, o gaucho radicado em São Paulo Eduardo Lacerda abordará elementos ligados à construção do texto poético em si, trazendo um pouco de sua experiência de poeta e também de seu ofício de preparar publicações de ouros autores. 

Criador do Sarau Bem Black, Nelson Maca é um autor que se autodeclara da Literatura Negra, com forte apelo territorial e oral. Seu objetivo central na oficina é pensar as representações identitárias na literatura, destacando elementos como a negritude e a periferia. Vanderley Mendonça, que atua nas editoras Demônio Negro e Edith, se interessa por toda a cadeia do livro, da escrita à distribuição.

 Destacará a editoração e também abordará os diversos estágios da fabricação do livro: arte, diagramação, impressão.

 No foyer da biblioteca será montada uma feirinha e uma exposição fotográfica com registros do I e do II Encontro de Literatura Divergente, realizados na Biblioteca Alceu Amoroso Lima em 2012 e 2013. O encontro conta com as parcerias da Biblioteca Alceu Amoro Lima, SESC Pinheiros.


Encontro terá festa divergente e show com participação de Ellen Oléria e GOG


A festa de encerramento do III Encontro de Literatura Divergente, acontece no Vão do SESC Pinheiros, às 18h, com a performance Da Fala Cantada ao Canto Falado, que reúne vários participantes e tem como destaque a cantora Ellen Oléria, que faz um pocket show voz e violão.

Dialogam com ela o rapper paulista Zinho Trindade e os funkeiros carioca Mc’s Mano Teko e Pingo do Rap. A prosa poética fica por conta de Berimba de Jesus e a poesia de Nelson Maca. Antes do show, às 16h, acontece a sessão de lançamento dos livros  Arrabalde , de  Berimba de Jesus,  Estirpe, de  Guilherme Salgado,  O Telefone Tocou Novamente, de Laura Castro,  Afrorismas: Versos Imagens Riscos e Afins, de Nelson Maca  e  Tarja Preta, de Zinho Trindade.

A programação do evento  inclui, ainda,  a  Festa Divergente, sexta, a partir das 23h, no espaço Confraria Nossa Casa, com shows da atriz, poeta e cantora paulista Roberta Estrela Dalva, do rapper brasiliense  GOG  e dos funkeiros Mc’s Mano Teko & Pingo do Rap, além de performances dos participantes do III Encontro de Literatura Divergente.


PROGRAMAÇÃO 
QUINTA (25.09) – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

 10 h - Abertura da Exposição Fotográfica Divergente – 
Registros da primeira e segunda edições do Encontro de Literatura Divergente . Visitação: de 25.09 a 6.10
10h – Abertura da Feira Diversa -  Livros, CDs, DVDs e outros produtos de editoras e artistas independentes. No espaço, também acontecem lançamentos e performances. De 25 a 27
14h às 17h – Oficina Transversal DivergenteEduardo Lacerda (SP), Nelson Maca (BA), Wanderley Mendonça (SP) abordam aspectos da criação, produção, e divulgação da escrita. Continua dia 26. Inscrições na própria biblioteca e através do e-mail...
 19h - Abertura do III Encontro de Literatura Divergente - Apresentação: Berimba de Jesus e  Nelson Maca
19:30h – Mesa 1: Gerações - Um Pouco de História-  Relatos de criadores que estão na cena desde a década de 1970 Raquel Trindade (SP) - Douglas de Almeida (BA) – Marcius Cortez (RN-SP). Mediação: Nelson Maca (BA)

21:30 – Lançamento de livros da Série Edições Maloqueirista*:   Sociedade Vertical ( Caco Pontes) , Aprender Menino (Victor Rodrigues), Descaminhar( Pedro Tostes)  e Carta Branca (Juliana Bernardo).

SEXTA ( 26.09) – Biblioteca Alceu Amoroso Lima

19:30h – Mesa 2 - Criação, Produção e Distribuição Independente - Relatos de pessoas que se envolvem em todo ciclo literário -  escrita, confecção, divulgação e distribuição :  Giovane Bafô  (SP), Guilherme Salgado (MG) e  Lucia Rosa (SP) . Mediação: Berimba de Jesus (SP)

 20:40 às 22:10 – Mesa 3 - Endereços: Literatura para Além da Sala de Estar - Relatos de realizadores que fazem eventos e performances literárias em espaços não convencionais Akins Kintê (SP) - Marina Mara (BSB) - Tiago Oliveira (BA). Mediação:  Mano Teko (RJ)

 23h – Festa Divergente : shows de  Roberta Estrela Dalva (SP),  GOG (BSB) , Mano Teko & Pingo do Rap (RJ); discotecagem: Marina Caires, Nelson Maca e Zinho. LocalConfraria Nossa Casa
SÁBADO  (27.09) – Biblioteca Alceu Amoroso Lima
 
15h às 16:30 – Mesa 4 – Instalações: O Texto Reescrevendo seus Suportes - Relatos de Pessoas que Levam seus Textos para Suportes Inusitados :  Laura Guimarães (SP) ,  Orlando Pinho (BA) e Thiago Cervan (SP). Mediação: Zinho Trindade (SP)

16:40  às 18:40 - Mesa 5 - 
 Fronteira: A Palavra no Limite entre a Literatura e a     Música - Relatos de pessoas que trabalham seu texto na fronteira entre a literatura e a
música, fazendo do hibridismo sua expressão Ademir Assunção (SP),  Estrela Leminski (PR), GOG (BSB) e Gustavo Gallo (SP). Mediação: Ryana Gabech (SC)

 18:50 às 20:50 – Mesa 6 -
 Performance: Um Pouco de Oralidade Contemporânea - Relatos de pessoas que  produzem eventos centrados na performance literaria :  Daniel Minchone (SP), Ícaro Tenório (PE-SP), Vera Lopes (RS-BA) e Pedrão (SE). Mediação: Juliana Bernardes (SP).

21h – Sarau Divergente 2 – Encerramento do encontro com poetas e escritores participantes do III Encontro de Literatura Divergente. Lançamentos dos livros Sumo Bagaço (Thiago Cervan), Indócil (Renato Limão) e Canibalismo da Alma (Piero Falgetano) da Série Edições Maloqueiristas

DOMINGO (28.09) – SESC Pinheiros
16h: Lançamento de livros- Arrabalde ( Berimba de Jesus),  Estirpe ( Guilherme Salgado),  O Telefone Tocou Novamente  (Laura Castro),  Afrorismas: Versos Imagens Riscos e Afins (Nelson Maca) e  Tarja Preta  (Zinho Trindade)
18h: Show lítero-musical – Vão Divergente: Da Fala Cantada ao Canto Falado – Com  Berimba de Jesus (SP), Nelson Maca (BA), Zinho Trindade (SP), Mano Teko & Pingo do Rap (RJ) e Ellen Oléria (BSB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário