quarta-feira, 25 de março de 2015

LITERATURA MARGINAL VAI BEM OBRIGADO.

Por: Alessandro Buzo. 
Mantenho esse título mesmo alguns autores que vou citar não usar o mesmo, preferindo periférica, divergente e aindo só literatura.
Eu (autor de 7 livros) acho que se estamos lançando (vários) livros….é só literatura, mas todos os nomes que foram citados acima, nenhum me incomoda, sou marginal, periférico, divergente.
Tô preparando meu oitavo livro e o quinto volume da coletânia literária “Pelas Periferias do Brasil” ainda pra esse ano.
Quando o assunto é literatura, vale lembrar a importancia dos Saraus pra espalhar esses textos e livros pelos becos e vielas, o mais antigo e um dos mais importantes da cena é a Cooperifa organizado pelo poeta Sérgio Vaz na Zona Sul de São Paulo. Alô ELITE……. Há 10 Anos !!!! Não ouviu (ou leu) errado não. A 10 anos e toda quarta feira.
Parabéns ao Vaz (grande referência da cena de sarau) e sua comunidade.
Nesses mesmos 10 anos, dezenas de outros saraus surgiram na Vila Bransilândia, Cidade Ademar, Pirituba, Itaim Paulista, Suzano, Ipiranga e tantas outras quebradas, até no Bixiga (nosso Sarau Suburbano que completa 1 ano em maio/2011).
Livros de monte, com dinheiro do VAI, do bolso, alguns por editoras como a Aeroplano, Global.
Mano, o que o Sacolinha ta fazendo na Secretaria de Cultura de Suzano se chama revolução, levando atividades quase diárias na cidade, da literatura a música. Está de parabéns o escritor Sacolinha, fazendo do seu jeito, muito bem feito.
Ferréz prepara novo romance, sua 1 da Sul também tem mais de 10 anos, lançou livros em diversos países. Alô ELITE, eu disse diversos países.
Vocês não esperavam né, França, Italia, Alemanha….sei lá mais onde.
Na ultima Virada Cultural um palco de nome Cultura Periférica trazia uma hora de show (com atrações que circulam a anos pelas quebradas) e SARAUS. A poesia esteve presente. Estamos em todo lugar.
Onde os boy vê (Feiras do Livro, TV, internet) e onde só quem vê é a comunidade, onde os boy num vê e muitas vezes nem sabe onde é. Nem liga….
Enquanto a ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS faz homenagem ao Ronaldinho Gaucho, quem num sabe citar 1 livro que tenha lido.
Minha homenagem pra fechar esse textos vai para (já me desculpando por quem não foi citado porque me fugiu na hora, mas quem é do bonde ta ligado)…..
A ACADEMIA DOS MALOQUEIRO CHAPA QUENTE, dos favelado que lê, dos que escrevem, a nossa homenagem vai para Ferréz, Fuzzil (aprendeu ler aos 16 anos e lançou 2 livros), Sérgio Vaz, Sacolinha, Allan da Rosa, Vagnão e todos poeta da BRASA, aos Mesquiteiros, Periferia Invisível, Marginaliaria, Tenda Literária, Michel e Raquel e todo mundo que faz parte desse elo, Tubarão DuLixo, pra quem ta no Itaim Paulista (Griots, O que dizem os umbigos), ao Sarau da Ademar e suas mina, ao Pezão, nossa homenagem vai para Marcelino Freire, Xico Sá, Walner Danziger, Zinho Trindade, Akins Kinte, Priscila Nadja, Vato, Andre Vasconcelos, Mel Duarte, Pilar e tantos outros, vejo o Emerson Alcalde convocando A MASSA.
Teria mais cem nomes, mas prefiro dedicar esse texto a todo mundo que lê. Principalemente que é da periferia e lê.
Pensavam que não sabiamos nem ler, e estamos escrevendo nossos livros. Frase minha mesmo, do escritor Alessandro Buzo, prazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário