quarta-feira, 8 de junho de 2011



Por Revista RAIZ.
02 de abril de 2008
O escritor Alessandro Buzo escreve sobre lançamentos literários de 2008 ou mesmo que a mídia não cubra e que a TV não mostre... 






O momento atual é histórico, mas talvez seu valor só seja destacado daqui a 50 ou 100 anos, mas um dia terão que dizer: “De 2000 em diante, não pararam de surgir livros na periferia.”


Aí alguns nomes serão lembrados, porque estão eternizados. Só nesse momento, tem 4 coletâneas sendo produzidas, mais de 50 autores !!!!!!!!!! São eles: Pelas Periferias do Brasil - VOL II, Rastilho da Polvorá II, Sarau Elo da Corrente e Sarau Rap, sem falar que vários outros livros irão surgir até o fim do ano.


Eu (Alessandro Buzo), além de organizar uma dessas coletâneas - Pelas Periferias do Brasil - VOL II - lanço no segundo semestre o Livro "FAVELA TOMA CONTA", que narra como começou o meu envolvimento na Literatura Marginal e no Hip Hop até o surgimento do evento Favela Toma Conta em 2004 e tudo o que rolou em suas 14 edições realizadas até hoje. Se der tempo, lanço ainda "DO CONTO À POESIA", com contos e poesias de minha autoria, algumas inéditas e outras que foram publicadas nos sites em que mantenho a minha coluna.


O poeta Sérgio Vaz, além de participar das duas coletâneas Rastilho da Polvorá II e Sarau Rap, lançará um livro contando a sua história (20 anos de poesia) e o surgimento da COOPERIFA há seis anos, que dá titulo ao livro e tudo que rola no maior quilombo cultural já existente nas periferias em todos os tempos. O escritor  Sacolinha, autor do livro “85 letras e um disparo”, também lança um livro infantil. A Edições Toró, que foi novamente selecionado pelo VAI da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, com certeza trará alguns bons nomes pras ruas.


Tem o livro do Márcio Batista e outros que estão sendo escritos para a nossa história. Do povo periférico a gente mesmo escreve. Ferréz prepara um novo romance, fora os seus livros que estão sendo publicados em outros países. O MV Bill acaba de lançar "Falcão - Mulheres e o Tráfico" e já escreve outro. Pela Coleção Literatura Periférica da Global Editora ainda vem por aí a Dinha, Allan da Rosa, Nelson Maca e GOG. Sem falar que o Nelson Maca também está organizando uma coletânea, só com gente da Bahia. A cena está abrindo e se tornando nacional, o que é bom, muito melhor do que se ficar só regional (São Paulo). Fora outros que estão escrevendo na bola de meia...


Então truta, avisa os críticos literários, os Boy que estudam letras, os intelectuais, os amigos e os inimigos, que botaram fogo no pavio e o estrago vai ser grande, provando que no Brasil, não temos só o BBB, temos também vida inteligente.


Não somos o Zagallo, mas terão que nos engolir.


Alessandro Buzo é escritor e suburbano convicto: alessandrobuzo@terra.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário