quinta-feira, 9 de abril de 2015

PLENÁRIAS REGIONAIS DISCUTEM O PLANO MUNICIPAL DO LIVRO, LEITURA, LITERATURA E BIBLIOTECA (PMLLLB) DA CIDADE DE SÃO PAULO.

AMANHÃ DIA 10/04 NO CEU CASA BLANCA , das 9h às 13h Rua João Damasceno, s/n – Capão Redondo.

O PMLLLB convida a todos e todas para a realização das PLENÁRIAS REGIONAIS que darão base a elaboração do documento orientador, final. Isso significa que se você deseja interagir, apresentar suas propostas para que elas possam fazer parte deste documento, eis o momento ideal. É hora de exercitar a cidadania.
Veja a programação que tem representatividade em todas as regiões da cidade de SP.
Para informações adicionais, acesse: http://pmlllbsp.com/ Desde 2012, pessoas atuantes nas áreas da leitura, da literatura e do livro vêm discutindo uma política para o setor e a consequente necessidade de um plano municipal.
Em abril de 2014, uma portaria intersecretarial publicada no Diário Oficial do Município constituiu o Grupo de Trabalho (GT) para elaborar o PMLLLB.
Este GT foi composto por representantes do Executivo Municipal (Secretarias de Governo, Cultura, Educação e Direitos Humanos), da Câmara Municipal e da Sociedade Civil (ONGs, entidades de classe e militantes da leitura).
Desde então, já foram realizados mais de 30 debates setoriais, envolvendo os diversos segmentos do livro e da leitura da cidade de São Paulo, e muitas demandas vieram desses debates, com reivindicações, propostas e sugestões para a composição do Plano.
O GT fez a sistematização dessas demandas e elaborou um documento base, tendo como referência os cinco eixos do PMLLLB de São Paulo: • Democratização do acesso; • Fomento à leitura e à formação de mediadores; • Valorização institucional da leitura e incremento de seu valor simbólico; • Desenvolvimento da economia do livro; • Literatura.
A próxima etapa da elaboração do Plano consistirá na realização de debates nas Plenárias Regionais, com consultas à comunidade de seis regiões da cidade (Centro, Norte, Sul, Sudeste, Leste e Oeste).
Esta será mais uma oportunidade de toda a população debater e construir um Plano que reflita o direito ao livro e à leitura, que não se restrinja a interesses corporativos e localizados.
Essas plenárias regionais e o Encontro Municipal que definirá em abril a redação final do PMLLLB, representam as últimas etapas do processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário