terça-feira, 8 de outubro de 2013

"Céu de Agosto" novo livro do Poeta Fuzzil


Levi de Souza, batizado nas ruas como Fuzzil, se fez poeta nas quebradas da zona sul de São Paulo. Nas andanças pelos parques, vilas e jardins das periferias, nasceram seus versos e o desejo de ver flores, em lugares que antes pareciam espinhos em meio ao concreto. E foi pelo selo independente Edições Toró, que Um presente para o Gueto, trovejou para depois florir, exalando poesia nas quebradas. Seu perfume chegou longe, e no Rio de Janeiro foi indicado ao prêmio Hutúz na categoria Ciências e Conhecimento.
Poeta de rua e sempre atento às demandas periféricas, a ousadia colocou Fuzzil com a cara nas telas em documentários e curtas. Em 2004 recebeu o prêmio Desperte o poeta, e por três anos o prêmio Cooperifa.
Sempre em punga e inquieto, Caturra bateu o pé, e por pura teimosia nos presenteou em 2010. Em parceria com o selo Elo da Corrente – Edições, o livro perambulou pelos saraus, palcos e espaços de resistência. O Poeta fortaleceu as comunidades, escolas e bibliotecas, fez escambos, e hoje seus versos ainda desbravam nas quebradas.
Fuzzil permanece no aDeeanto, e entre trampos, livros, músicas, e vídeos, os bons ventos se encarregaram em espalhar sua arte por diversas antologias e publicações em blogs, jornais e revistas.
E agora o Céu de Agosto se abre para nós! Nome esse que o próprio autor explica: “Tenho inúmeras viagens e devaneios poéticos com esse mês! Agosto é especial, sempre me traz felicidade, e remete a bons momentos!”.
Pois então, levite, voe e mergulhe de cabeça nesse Céu de Agosto, um Presente para o Gueto de pura Caturra de Fuzzil! Seus versos flutuam aos ouvidos, e faz sonhar com um céu mais azul para as margens das cidades, lugar onde as chuvas caem para lavarem as almas e fortalecer o chão, as flores têm mais perfumes, e as estrelas ofuscam, um brilho que só quem faz parte dela consegue ver.
Poeta e atriz, Priscila Preta generosamente afirma: “Seus versos são sol, pro nosso céu de inspiração!”, e meu desejo é que seus raios de sol marquem nossa existência, para que os ventos e trovoadas sejam apenas o anuncio de novos ares e mais inspirações nas periferias do mundo!  


Carmen Fustino

Nenhum comentário:

Postar um comentário