quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Escritor mexicano Alejandro Reyes lança o livro Vozes do Porão no Sarau Bem Black

Evento acontece quarta-feira (04/08) no Sankofa African Bar e terá bate-papo, rodada poética e pocket-show com o rapper brasileinse GOG  
A literatura produzida atualmente nas periferias brasileiras  é o tema do novo livro do  escritor mexicano Alejandro Reyes, Vozes do Porão: Literatura Periférica/Marginal no Brasil (Editora Aeroplano), que o autor lança no país. Depois de passar pelo Rio Grande do Sul e São Paulo,  Alejandro chega a Salvador esta semana para uma série de atividades realizadas em parceria com o Coletivo Blackitude – Vozes Negras da Bahia.
O ponto de partida é o Sarau Bem Black desta quarta (04/08), evento já marcante do calendário da cidade, que acontece semanalmente no Sankofa African Bar, no Pelourinho. Apresentado por Nelson Maca, Álvaro Réu e Mil Santos, participação das poetas juvenis Lucinha Black Power e Luiza Gata e discotecagem do DJ Joe – que esta semana toca ... O Sarau, que começa às 19h30, conta com bate-papo, que terá as participações especiais do rapper brasiliense GOG e do poeta paulista Berimba de Jesus. No final da noitada poética, GOG fará um pocket-show.
Esta é a segunda vez que  o Bem Black tem o prazer de receber Alejandro  Reyes. Foi no evento onde ele lançou, em 2011, seu premiado romance A Rainha do Cine Roma (Leya), que fala sobre meninos de rua e cuja história se passa em Salvador, onde ele morou. Da ficção para o ensaio, Alejandro estudou com atenção a agitação literária que sacode as periferias das grandes cidades brasileiras, com foco em São Paulo.
 Com uma obra também voltada para a marginalidade, ele faz uma análise literária e política deste movimento, alimentada pelas experiências do movimento zapatista e de outros movimentos latino-americanos. Fruto de uma tese de doutorado na  Universidade da Califórnia, o trabalho, explica o escritor, tem “ intenção de contribuir para pensarmos juntos — escritores, ativistas, sonhadores das perifas múltiplas do nosso mundo — como construir alternativas neste momento de crise global”.
Na quinta (05/09), Alejandro  se encontra com os estudantes da Universidade Católica, no campus da Lapa (9h) e da UFBA, no Auditório I do PAL IV (19h);  no dia seguinte, segue para o MAC/Feira de Santana, onde é convidado do evento Chá de Conversa e Som / Cultura , Resistência e Movimentos Autônomos; e no domingo (07/09), encerra sua programação no Museu Street de Salvador – Musas, na Gamboa de Baixo. Em todos os encontros, o autor autografa Vozes do Porão e fala da literatura marginal, periférica e divergente e temas relacionados como mídia independente e autonomia artística e política.

 Autor - 
Alejandro Reyes nasceu na cidade do México, é escritor, jornalista e tradutor. Viveu nos Estados Unidos, na França e nove anos no Brasil, inclusive em Salvador. É mestre em Estudos Latino-Americanos e doutor em Literatura Latino-Americana pela Universidade da Califórnia em Berkeley. É ativista e membro do coletivo de mídia alternativa Rádio Zapatista. É autor de Vidas de RuaContos MexicanosSueños en tránsito: crónicas de migraciónVozes dos porões. Seu romance A Rainha do Cine Roma foi finalista do prêmio Leya (Portugal), menção honrosa no Prêmio SESC (Brasil) e ganhador do Prêmio Lipp 2012 (México/França) pela versão em espanhol. É tradutor do Manual prático do ódio, de Ferréz, entre outros livros, e editor de Netamorfosis, coletânea de escritores de Tepito e outros “bairros bravos” da cidade do México. Atualmente reside em Chiapas, México.
Lançamentos Vozes do Porão: Literatura Periférica/Marginal no Brasil
Quarta (04/09): Sarau Bem Black - Sankofa African Bar - Pelourinho – 19h30
Bate-papo com Alejandro Reyes (México) e GOG (Brasília) e participação de  Berimba de Jesus (São Paulo). Pocket-show com GOG. Entrada gratuita.

Quinta (05/09): UCSal / Lapa – 9h às 12h
Mesa redonda: Literatura e Divergência: Literatura Periférica, Marginal e Divergente
Com: Alejandro Reyes, Nelson Maca, GOG e Berimba de Jesus

Quinta (05/09): UFBA / Auditório 1 - PAF VI – 19h
Mesa redonda: Discutindo a divergência na Literatura Brasileira
Com: Nelson Maca, Alejandro Reyes, GOG e Henrique Freitas; organização: Jorge Augusto
Sexta- (06/09): MAC/Feira de Santana – 19h
Chá de Conversa e Som / Cultura , Resistência e Movimentos Autônomos: Literatura-Marginal-Periférica-Divergente, Zapatismo e Mídia Independente
Bate-papo com Alejandro Reyes; Mediadores: Nelson Maca e Bel Pires

Domingo (7/09): MUSAS –Museu de Street Salvador/Gamboa de Baixo – Contorno
Hip Hop, Literatura e Autonomia Artística e Política
Com: Nelson Maca, GOG e Ativistas do Hip Hop-BA .
Mediação: Julio Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário